Início > Hyper-V > Hyper-V: Configuração de Redes Virtuais

Hyper-V: Configuração de Redes Virtuais

Ao configurar um ambiente virtualizado Hyper-V é necessário configurar Redes Virtuais que permitem que as Máquinas Virtuais se comuniquem entre si e com a rede local da organização.

Existem 3 tipos de Redes Virtuais no Hyper-V:

External Network: Esta rede seleciona o adaptador de rede físico. Este tipo de rede virtual prove acesso à rede que o dispositivo físico está conectado. Se a VM irá se conectar à sua rede ou prover dados como um servidor de arquivos por exemplo, este é o tipo que deve ser utilizado.

Internal Network: Este rede não prove acesso ao dispositivo físico de rede. Se uma VM está conectada a este tipo de rede virtual ela irá poder se comunicar com todas as outras VMs que também estão conectadas à Internal Network e com o Host que as hospeda. A função principal deste tipo de rede virtual é prover a comunicação entre VMs e Host.

Private Network: Uma Private Network é como uma rede virtual interna (Internal Network), pois ela também não conecta o dispositivo físico de rede. Porém, a Private Network permite a comunicação entre todas as VMs da rede virtual privada. Um recurso poderoso para ambientes virtualizados que necessitam manter troca de dados críticos em alta disponiblidade.

Para configurar uma rede virtual:

1. Em cada nó do cluster vá em Administrative Tools, abra o Hyper-V Manager

2. No painel Actions clique em Virtual Network Manager…

 

3. Na tela Virtual Network Manager selecione a opção External e clique em Add.

4. Digite o nome da Rede Virtual e selecione o adaptador de Rede que será usado pela rede virtual.

5. Clique em OK para encerrar.

 

Dicas:

Ao configurar uma Rede Virtual Externa, as melhores práticas sugerem que seja selecionado um adaptador exclusivo para a comunicação das Máquinas Virtuais.

Por questões de performance, o ideal é configurar um NIC Team entrem dois ou mais adaptadores de rede com a opção de Failover e Load Balance. Após criar o NIC Team será possível selecionar o Teaming na lista de adaptadores de rede disponíveis para a criação da rede externa.

Caso o servidores tenham poucos adaptadores de rede, é possível utilizar outros adaptadores como, por exemplo, da rede Local. Isso é possivel desde que seja marcado a opção Allow management operating system to share this network adapter. Dessa forma o adaptador será utilizado para comunicação das Máquinas Virtuais e também permitirá que as propriedades de rede do adaptador sejam editadas.

Categorias:Hyper-V
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: