Início > Hyper-V, Microsoft Failover Cluster > Cluster Hyper-V: Conexões de Rede

Cluster Hyper-V: Conexões de Rede

Ao comprar os servidores para montar sua solução de virtualização com Hyper-V, você precisa ter em mente que esta comprando adaptadores de redes suficiente para os servidores.

Em um cluster Hyper-V, cada nó do cluster precisa ter no mínimo dois adaptadores de rede que serão utilizados para a rede Local e para o Heartbeat. Mais adaptadores podem sem necessários para conexão com iSCSI e Redes Virtuais:

1. Rede Local

Deve possuir um IP válido na rede da organização. Exemplo: 192.168.0.1;

2. Heartbeat

O IP da rede Heartbeat devem estar dentro de uma subnet diferente da Rede Local. Esse adaptadore permitirá a comunicação entre os nós do cluster e será utilizado pelo CSV durante a migração de um Máquina Virtual de um nó para outro no cluster. Exemplo: 10.0.0.1

Esse adaptador deve estar com a opção de gerenciamento de energia desligado e as propriedades Client for Microsoft Networks e File and Printer Sharing for Microsoft Networks devem estar habilitadas.

3. Rede – VM (opcional, mas extremamente necessário)

Esse adaptador será utilizado para que a Máquina Virtual se conecte à Rede Local. Não é necessário configurar IP ou qualquer outra propriedade desse adaptador pois o Hyper-V tomará o controle desse adaptador.

O ideal é criar um Teaming com dois ou mais adaptadores. Dessa forma o Hyper-V terá balanceamento de carga de rede e tolerância a falhas dos adaptadores.

4. iSCSI (opcional)

Se a conexão com a storage for feita por iSCSI, cada um dos nós do cluster deverá ter pelo menos dois adaptadores de rede exclusivos para conexão com a Storage. O IP desses adaptadores deve ser configurado em uma subnet diferente da Rede Local e do Heartbeat. Exemplo: 172.16.0.1 e 172.16.0.2

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: